Realizou-se hoje no Auditório da Escola de Saúde da Família em Sobral, as 09:30h, reunião para fortalecer e ampliar o o movimento pelo piso salarial dos agentes de saúde e agentes de endemias que está em discussão a nível nacional. Estavam presentes a Presidente da CONACS Ruth Brilhante, a 1º Vice-Presidente Ilda Angélica, o Deputado Federal Raimundo Gomes de Matos, Conselho de Ética da CONACS Maria Helenita Raulino, a Assessora Jurídica da CONACS Dra. Elane Alves, o Presidente da Associação dos Agentes de Endemias, Socorro Ferreira Acs de Sobral e outros. Informamos também a presença de 12 municípios e 2 distritos de Sobral a saber: Massapê com representações de ACE´s, Hidrolância, Santana do Acaraú, Uruooca, Cariré, Coreaú, Sobral, Alcantaras, Pacujá, Graça, Moraújo, Irauçuba e os distritos de Bonfm e Caioca, totalizando mais de 90 profissionais entre agentes comunitários de saúde e agentes de endemias.
Foi discutido sobre o desafio em unir as categorias a nível nacional para efetivação de forças. O ponto inicial foi a discussão sobre o vínculo empregatício dos profissionais que ora sendo pelo estado ora pelo município e em Sobral há a terceirização de uma parcela de profissionais pela Associação dos Agentes de Saúde, que segundo a Dra. Elane Alves é prejudicial, pois esses não tem segurança garantida. No dia anterior (20/06) houve reunião em Fortaleza/Ce.
Após essa pauta adentrou-se na discussão do piso salarial, retomando do início do movimento em Brasília, esclarecendo a legislação vigente com a palavra da assessora jurídica Dra. Elane Alves sobre EC 51/2006 e 63/2010, a Lei 11.350/2006 e a proposta de texto para relatório final do PL de regulamentação da EC 63/2010.
Finalizando com as palavras do Dep.Federal Raimundo Gomes de Matos que consolidou solidariedade com a causa e a luta da categoria e relatou a situação da votação em Brasília. Abriu-se momento para o debate e perguntas ao final da reunião o que foi atendido pela categoria dos ACE´s. Agradecemos a atuação da cerimonialista França no evento.
Ficamos felizes com a mobilização e da oportunidade de conhecer de perto a Confederação e a atuação em âmbito nacional da pauta do piso salarial que ainda esta em processo.
Ficamos felizes com a mobilização e da oportunidade de conhecer de perto a Confederação e a atuação em âmbito nacional da pauta do piso salarial que ainda esta em processo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário