sábado, 8 de junho de 2013

Escola de Formação em Saúde da Família realiza aula inaugural do Curso Técnico de Vigilância em Saúde


O Secretário da Saúde, Olivan Queiroz durante aula inaugural do Curso Técnico de Vigilância em Saúde

















A Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia, através do GT de Ensino Profissional e Técnico e em parceria com a Secretaria da Saúde, promoveu ontem, dia 05.06, às 15 h, a aula inaugural do Curso Técnico em Vigilância em Saúde.
O evento, que aconteceu no auditório da EFSFVS, teve como apresentação artística o cantor e ex-residente, Edu Asaf e contou com a presença do Secretário da Saúde, Dr. Olivan Queiroz; os diretores da EFSFVS, Dr. Geison Lira, Francisca Lopes de Souza e Dr. Clauber Brainer; o diretor do Hospital Regional, Dr. Francisco Julimar Correia de Menezes; o Diretor da Unidade Mista, Henrique Linhares; o Coordenador da Vigilância Epidemiológica de Sobral, Dr. Pedro Cavalcante e um representante dos alunos do curso, Paulo Roberto Gabriel. Registramos também a presença da Coordenadora Pedagógica da EFSFVS, Mazé Galdino; a Coordenadora do Curso, Bruna Vieira Gomes e os facilitadores do módulo contextual básico.
A aula foi proferida pelo Secretário da Saúde, Dr. Olivan Queiroz, que abordou o tema “A importância da Vigilância para o Sistema de Saúde”.
 
O Secretário da Saúde, Olivan Queiroz, ministrou, a primeira aula para os alunos do curso de Vigilância em Saúde, mostrando o surgimento de termos usados na área e o avanço da profissão ao longo dos tempos. O curso é considerado prioritário no Programa de Formação de Profissionais de Nível Médio para a Saúde (Profasp), e segundo o secretário, pioneiro na região norte do Ceará.

A Vigilância em Saúde tem por objetivo a observação e análise permanentes da situação de saúde da população, articulando-se em um conjunto de ações destinadas a controlar determinantes, riscos e danos à saúde da população, garantindo a integralidade da atenção, incluindo tanto a abordagem individual como coletiva.

Diante de tamanha responsabilidade em seu fazer diário, o técnico em Vigilância em Saúde é considerado um profissional estratégico para o Sistema Único de Saúde.

O técnico em vigilância irá trabalhar como agente de saúde público, em equipe vinculada às instâncias gestoras do SUS ou a outros setores públicos voltados para a melhoria das condições de vida da população, e em organizações não-governamentais ligadas à saúde e à cidadania.

“O pioneirismo traz muitos desafios, mas acreditamos na capacidade de todos vocês alunos e trabalhadores do SUS, ao compreendermos que este processo formativo contribuirá na construção do conhecimento, possibilitando-os a serem profissionais mais competentes e compromissados com o SUS”, destacou o Secretário, durante a aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário