quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

PORTAL R7: PROGRAMA DO GOVERNO FEDERAL - BOLSA GESTANTE

BOLSA GESTANTE


A iniciativa do Governo Federal é uma forma de incentivar as futuras mães a realizarem todos os exames durante a gravidez. Para ter direito ao benefício, as mulheres precisam estar cadastradas no programa Rede Cegonha e comparecer a todos as consultas.


PROJETO CEGONHA

A presidente do Brasil, Dilma Roussef, lançou recentemente o Projeto Rede Cegonha, cumprindo assim, mais uma de suas promessas feitas durante o período da campanha presidencial em 2010. Durante seu programa de rádio “Café com a presidenta”, Dilma Roussef enfatizou que “Vamos tratar daquele que é um dos momentos mais marcantes da vida de toda mulher: a maternidade. Vamos anunciar o Rede Cegonha, um programa na área da saúde, voltado para o atendimento integral das mães e das crianças desde a gravidez. Nós queremos atendimento completo, integral”.
“No momento em que uma mulher chegar a uma unidade de saúde informando que está grávida ou suspeitando de gravidez, ela entrará imediatamente em uma corrente de cuidados especiais. A gestação será confirmada ali mesmo, com um teste rápido, sem perda de tempo, para começar o pré-natal no primeiro contato com a gestante”, afirmou Dilma.
O Projeto Rede Cegonha irá funcionar como uma “corrente de cuidados especiais” a gestantes. Segundo a presidente, R$ 9 bilhões serão investidos, até 2014, para o atendimento integral à gestante. O dinheiro será aplicado na construção de uma rede ligada ao Sistema Único de Saúde (SUS) e o trabalho será feito em parceria com os estados e municípios do país.
“Para a gestante comparecer a todas as consultas previstas, vamos dar a ela um vale-transporte. Ao final do pré-natal, se ela tiver cumprido todas as consultas recomendadas, irá receber um vale-táxi para ir para a maternidade” finalizou a Presidente Dilma Roussef.


REDE CEGONHA




3 comentários:

  1. como a gestante faz pra se cadrastra se é por nivel d estado? e se ja foi emprantado no maranhao?

    ResponderExcluir
  2. eu sou de minas gerais e gostaria de saber como fazer o cadastro.meu nome é jessica e meu email é jessika_odilon@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Ola, bem para entrar na Rede Cegonha, precisa estar no CADúnico (Bolsa Família) e cumprir as condicionalidades do Programa como frequentar o pré-natal na Unidade de Saúde da Família, grupo de gestantes, estar na rede pública de saúde (SUS).

    ResponderExcluir