terça-feira, 20 de julho de 2010

JORNAL EXPRESSO DO NORTE

Realizada a I Marcha dos Agentes de Saúde e Endemias


Ocorreu em Sobral a I Marcha Municipal dos Agentes de Saúde e Endemias, organizada pelo Sindicato dos Servidores (Sindsems) e o Sindsaúde. Este foi o nome dado à mobilização feita na manhã de sábado 3. Chamou a atenção a ausência da Associação dos Agentes de Saúde. Entre as reivindicações está a efetivação da categoria por parte da Secretaria da Saúde.
WM
De acordo com o presidente do Sindsems, Célio Brito, os agentes cobram a validação do processo seletivo público já realizado, como forma de regularizar suas relações de trabalho, acabando com os vínculos por meio de contratos temporários e terceirizados: “A categoria não tem garantida sua estabilidade, nem tampouco seus direitos sociais e trabalhistas, ficando desamparados do regime previdenciário, não podendo fazer uso dos benefícios concedidos aos demais profissionais já efetivados no serviço púbico municipal na Secretaria da Saúde”.
Célio Brito disse que o gestor público deveria considerar a relevância das atividades desenvolvidas por estes profissionais e a sua importância para o serviço de atenção básica à saúde do município. “Sobral tem sido exemplo entre outros municípios até do Estado. Isso se dá por conta dos gestores municipais, mas não podemos deixar de fora os agentes de saúde que, na verdade, são os que trabalham no enfrentamento direto dos problemas de saúde. Isso não pode ser descartado e por causa disto e muitos outros fatores, é que acreditamos que merecemos este reconhecimento, sendo todos efetivados de forma da lei”.
Ele chamou a atenção ainda para a situação precária das relações de trabalho. “Esperamos contar com o apoio da comunidade para abraçar a nossa luta pela efetivação, para obtermos a regularização das nossas relações de trabalho, acabando com os vínculos por meio de contratos temporários e terceirizados”, disse Célio Brito, que lamentou a não participação da Associação dos Agentes de Saúde no movimento e chamou o fato de descaso.
Negociação
A reportagem do Expresso do Norte procurou o presidente da Associação dos Agentes de Saúde, José Anacleto Vasconcelos, que afirmou não ter sido comunicado a tempo para participar do evento. Disse que a mobilização ocorreu numa hora errada, tendo em vista, segundo ele, que as negociações entre Poder Público e Associação dos Agentes de Saúde estão bem avançadas.
“Esta semana mesmo eu já estive na Procuradoria do Município e falei pessoalmente com o procurador dr. Clito Carneiro, que garantiu que vai avaliar os impactos de folhas em ocorrendo esta efetivação dos agentes de saúde e de endemias. A meu ver, o melhor caminho é ainda o diálogo. Tanto o prefeito como o procurador estão sensíveis a esta causa e certamente vão nos ajudar no que for possível. Devemos aguardar e torcer para que, no final, tudo dê certo”, disse Anacleto Vasconcelos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário