sábado, 12 de abril de 2014

Curso de Gestantes no Bairro Campo dos Velhos em Sobral/CE.

Está acontecendo quinzenalmente as quartas-feiras no salão da Igreja Sagrada Família, o curso de gestantes ofertado pelo Centro de Saúde da Família do Junco.
Este curso está sendo ministrado no Bairro Campo dos Velhos pela Equipe de Saúde, NASF e Residência Multiprofissional em Saúde numa perspectiva de descentralização das ações de saúde e de ações compartilhadas e de interdisciplinaridade.

O curso tem como objetivo permitir por meio de ações, oficinas, dinâmicas e educação em saúde o estabelecimento de maior espaço de interação e dialogicidade visando à prevenção de problemas mãe-bebê levando em conta as gestantes que apresentam tabus e atitudes estereotipadas melhorando sua saúde. O curso terá caráter complementar ao pré-natal com acompanhamento e orientação da equipe de saúde da família e multidisciplinar do CSF Junco.

Já foram realizados 2 encontros do curso de um total de 7 encontros. O curso tem previsão de duração trimestral (final de março a junho/2014) com encontros quinzenais no bairro destinados a tender as gestantes locais de referência da equipe de saúde.

O curso tem o seguinte cronograma:

Data
Atividade Temática
Conteúdo Programático
26/03/2014

Apresentação do Curso/ Boas Vindas

09/04/2014

Transformações do Corpo e Etapas da gestação

23/04/2014

Boa Postura, Terapias e Relaxamentos Corporais
07/05/2014

Amamentação

21/05/2014

Parto, Puerpério, Cuidados com Recém-Nascido
04/06/2014

Puericultura e Vacinação
18/06/2014

Encerramento do Curso, Avaliação e Mostra de Depoimentos
Sendo que já foram realizados os encontros do dia 26/03 e 09/04/2014.
Ressaltamos a grande importância que todos os atores envolvidos no processo como, agentes de saúde, enfermagem, acadêmicas universitárias, profissionais do Nasf e Residência tem na organização e atuação do processo com vistas ao alcance dos objetivos.  A atuação dos profissionais envolvidos nas ações de promoção e educação em saúde são relevantes para o empoderamento dos usuários reduzindo ansiedades, medos e transtornos estreitando vínculos e fortalecendo a confiança das gestantes sendo de grande valia na adesão aos cuidados.

Pretende-se com esse trabalho, elaborar estudo sobre a relevância da descentralização das ações de promoção e prevenção a saúde alcançado pelo curso de gestantes no bairro de referência e o impacto dessas ações educativas no autocuidado, prevenção de agravos, fortalecimento de vínculos e humanização na saúde. Reitero a importância do envolvimento e atuação do assistente social no processo de organização e elaboração de atividades destinadas a gestantes e suas famílias na metodologia de curso para gestantes atendidas na atenção primária a saúde, pois esse profissional pode colaborar na construção de convivências grupais, promover momentos informativos de direitos, viabilizar o alcance a políticas públicas, além de expansão das relações sociais nas comunidades e a intersetorialidade entre os vários atores do processo.
Ao final do curso será realizado uma Mostra de depoimentos e vivências através de Painéis e vídeo (será elaborado pela acadêmica de Serviço Social UNOPAR, Ana Patricia) contendo o progresso das gestantes durante o período do curso.

Fotos do 1° encontro do curso de gestantes no Campo dos Velhos - 26/03/2014
























































































































Fotos do 2º encontro  09/04/2014

















































































Nenhum comentário:

Postar um comentário