quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Campanha de Vacinção contra Hepatite B em Sobral








                                 Neste sábado, 19/10/2013, será o dia D para campanha de vacinação contra a hepatite B.
A campanha se estendráe por todo sábado, de  08 as 17 nos postos de saúde e pontos de apoio. No Bairro do Junco será distribuído para os pontos do Lagoa Supermercado e Quadra da Cahab 3.
A faixa etária requerida é a partir de 12 anos.

 Como o Ministério da Saúde ampliou a faixa etária de vacinação contra a hepatite B. Homens e mulheres poderão receber a vacina gratuitamente em qualquer unidade de saúde.

A Secretaria esclarece que proteção é garantida quando a pessoa recebe três doses da vacina. A segunda dose deve ser aplicada 30 dias após a primeira e, a terceira, seis meses após a primeira. Todas as crianças recém-nascidas já são vacinadas, mas esta ampliação da faixa etária a outros grupos visa à eliminação da doença no futuro. A vacina é segura, feita com engenharia genética e não apresenta contraindicação, segundo o Ministério da Saúde. Em 2012, mais de 15,7 milhões de pessoas foram protegidas contra a hepatite B.
 
A Hepatite
A hepatite é uma doença grave, que ataca o fígado, um dos órgãos mais importantes do corpo humano. Só no Brasil, dois milhões de pessoas sofrem da forma crônica de hepatite B. O Ministério da Saúde tem discutido com a sociedade e com os profissionais de saúde ações contra as diversas manifestações da doença. "O Brasil está bastante avançado no combate às hepatites, em comparação com outros países", avalia Epaminondas Campos, da organização não governamental (ONG) Grupo C, de apoio aos portadores de hepatite C.

Tanto a hepatite C quanto a B podem se tornar crônicas e se manifestar no corpo de uma pessoa pelo resto da vida. Para combater as hepatites e articular esforços federais, estaduais e municipais, o Ministério da Saúde criou, em 2002, o Programa para Prevenção e Controle das Hepatites Virais e vem intensificando as ações de vacinação contra hepatite B.

Nenhum comentário:

Postar um comentário