sábado, 15 de setembro de 2012

Pesquisa de intenção de votos para vereadores de Sobral

Tivemos acesso a Pesquisa do Instituto Cidades para vereador de Sobral 2012. A pesquisa foi registrada no município de Sobral, protocolada com o Número CE-00038/2012, com Data de registro: 05/09/2012. A pesquisa foi realizada nos dias 06 e 07 de setembro de 2012.


Pesquisa Estimulada:



Vejamos o que é cada tipo de pesquisa:

A diferença entre pesquisa estimulada e espontânea

Boa parte das pesquisas que são divulgadas principalmente às vésperas das eleições eleitorais apresentam dois tipos de resultados: os estimulados e os espontâneos. Apesar de este tipo de abordagem ser muito utilizado na época em que os postulantes aos cargos públicos ainda não foram definidos, muitas pessoas não sabem a diferença dos dois modelos.
De acordo com o Hugo Borsani, doutor em Ciência Política pelo IUPERJ, nas chamadas pesquisas espontâneas, o entrevistado é questionado sobre qual o candidato ele pensa em votar, sem mencionar ou mostrar nenhum dos nomes dos candidatos adversários. “O entrevistado deve recorrer à sua memória e ao seu conhecimento dos demais candidatos”, explica.
Já nas pesquisas estimuladas, junto com a pergunta sobre o candidato preferido, o entrevistado recebe um cartão com os nomes das outras pessoas em disputa na eleição. “Nas pesquisas espontâneas, o que se procura detectar é o grau de interesse na disputa eleitoral do entrevistado, assim como a intensidade da preferência”, ressalta.
Em relação à diferença das duas pesquisas, o especialista acrescenta que nas pesquisas espontâneas a porcentagem de respostas “não sei” é muito mais alta que no caso das pesquisas estimuladas. “Nessas últimas, ao ser “estimulado” com os nomes dos candidatos, o entrevistado identifica os mesmos e consegue se definir com mais facilidade”, destaca.
Credibilidade
Hugo Borsani diz que não é que uma pesquisa seja mais confiável que a outra. Segundo ele, elas têm objetivos diferentes e ambas são importantes para entender a evolução da preferência dos eleitores.
“Ao exigir menos do entrevistado, a pesquisa estimulada reduz a porcentagem de ‘não sei’ ou ‘não responde’. Porém, a porcentagem baixa numa pesquisa espontânea – mesmo que mais alta na pesquisa estimulada – é um indicador preocupante para um candidato, uma vez que indica baixa intensidade das preferências e, portanto, que a escolha ainda não está muito definida”, conclui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário