sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA AIDS



A Rede de Solidariedade Positiva/Casa de Apoio Madre Rosa Gattorno em parceria com o SESC, Centro de Infectologia – Francisco Luiz da Costa, Centro de Orientação de Apoio Sorológico se mobilizam nesta quinta-feira dia 1° de Dezembro em uma BLITZ a parti das 8h na Praça de Cuba em comemoração ao Dia Mundial de Luta contra Aids.

Dia Mundial de Luta Contra a AIDS: Dia do Laço vermelho em todas as cidades do País
O Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, a Associação Brasileira de Municípios (ABM) e o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids) estão promovendo mobilização para que os 5.565 municípios brasileiros participem da Campanha do Laço Vermelho 2011. A iniciativa foi idealizada pela Unaids que em conjunto com municípios e governo federal enviaram às prefeituras cartas lembrando que em 1º de dezembro comemora-se o Dia Mundial de Luta Contra a Aids. Em Sobral, a Prefeitura Municipal através da Secretaria da Saúde e Ação Social, abarcou esta cruzada e está realizando intensa programação desde o dia 23 de novembro prosseguindo a campanha até 2 de dezembro. A programação inclui Oficinas para jovens adolescentes e profissionais da área da Saúde e mobilização do laço Vermelho, símbolo da campanha, no dia 1º, na Praça de Cuba. O laço vermelho foi escolhido como símbolo na luta contra a doença em 1991, em Nova York. Os autores inspiraram-se nas faixas amarelas que condecoravam os veteranos da Guerra do Golfo. A cor vermelha expressa uma relação com o sangue, o amor e a infecção pelo HIV. O símbolo foi criado como forma de homenagear os mortos pela doença e também para
ajudar na conscientização sobre a seriedade da epidemia.

Saiba Mais: O Ceará é o terceiro estado do Nordeste com o maior número de casos de aids em jovens entre 15 e 24 anos. No ranking nacional, o Ceará é a 12ª Unidade da Federação (UF) em notificações em jovens. Em números brutos (quando considerada toda a população), permanece no terceiro lugar do Nordeste, mas sobe para a nona posição geral.
O boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, entre 1998 e junho deste ano, registrou 1.473 ocorrências para cada grupo de 100 mil habitantes nesta faixa etária. Fica atrás apenas da Bahia, com seus 1.967 infectados para cada 100 mil, e de Pernambuco, com 1.947 doentes para cada 100 mil pessoas.
Ainda de acordo com os dados divulgados na segunda-feira (28), o Ceará teve 234 óbitos para cada 100 mil pessoas de 15 a 24 anos, de 1998 a 2010. Se considerada a população total, foram 3.653 pacientes vencidos pela doença de 1980 a 2010.
Segundo a Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), a taxa de mortalidade de homens soropositivos caiu entre 1996 e 1998. De 1999 a 2003, aumentos são diagnosticados nos dois sexos.( Fonte: Cnews)
A Sesa estima em 70% os contaminados cearenses homens e em 30%, as mulheres. A tendência, porém, é as estatísticas femininas subirem. “Quase 90% delas se infectam através do parceiro”, explica a supervisora do Núcleo de Prevenção da Sesa, Telma Martins.
Segundo o boletim epidemiológico da Sesa 1088 pacientes foram identificados na macro-região de Sobral cujo acolhimento é feito pelo Centro de referencia de infectologia e a Casa de apoio Madre Rosa Gattorno. Convidamos a todos a participarem da BLITZ às 8h da manhã na Praça de Cuba – Sobral.
”  A Solidariedade começa onde não se espera nada em troca.”

SPN – Nathália Ellen

PARA MAIORES INFORMAÇÕES:

É necessário que toda a sociedade, em todos os cantos do mundo, se mobilize para mudar este cenário de transmissão do vírus que é irreversível. É preciso também lutar contra o preconceito, apesar de ter diminuído um pouco, a discriminação que ainda existe para com a Aids é um ponto a se trabalhar intensivamente em todos os níveis sociais.

SERVIÇO:
Informações e Tratamento de DST/AIDS – Centro de Orientação e Apoio Sorológico (COAS)
 
Rua; Antonio Felix Ibiapina, 931 – Coelce – Sobral-CE Fones: (88) 3614-9327 / 3614-7251
 
E-mail:
coasaids@sobral.ce.gov.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário