quarta-feira, 23 de novembro de 2011
SAUDE PÚBLICA EM SOBRAL
terça-feira, 22 de novembro de 2011
SAUDE EM SOBRAL
SAÚDE DE SOBRAL NA ESCURIDÃO
(Via Blog Sobral em Revista)
segunda-feira, 14 de novembro de 2011
Dia Mundial do Diabetes
Sobral também comemora o Dia Mundial do Diabetes
Nesta segunda-feira (14), a Prefeitura de Sobral, através da Secretaria de Saúde e Ação Social, estará comemorando o Dia Mundial do Diabetes das 8h às 11h, na Praça de Cuba, com informações sobre como prevenir, controlar e tratar o Diabetes. O Dia Mundial do Diabetes é divulgado em todo o mundo em mais de 160 países e territórios e conta com o apoio da ONU. Nos postos de saúde estão sendo desenvolvidas atividades para a população. No posto do Junco será o dia inteiro de ações voltadas para verificação de glicemia.
sexta-feira, 11 de novembro de 2011
CAMINHADA CONTRA A VIOLÊNCIA NO BAIRRO SINHÁ SABOIA, FEZ HOMENAGEM PÓSTUMA A PROFESSORA ANA SARAIA.
Moradores dos bairro Sinhá Saboia, servidores do Hospital Unidade Mista, Agentes de Saúde, Escolas situadas no bairro, Movimentos em Defesa da Mulher, Movimentos da Igreja Católica, fizeram na manhã desta sexta feira(11), uma passeata de protesto contra a violência, principalmente contra a mulher. A concentração aconteceu na Praça Simão Claro, em frente a Padaria Brasil e depois percorreu ruas do bairro Sinhá Saboia.
Houve um momento de reflexão e silêncio em frente a residencia onde foi assassinada a poucos dias a professora Soraia Galdino, um crime que chocou a cidade de Sobral pela violência praticada pelo seu marido, que aplicou mais de 50 facadas contra o corpo da professora.
A caminhada seguiu pelas ruas da comunidade com cantigos e palavras de ordens. Ressaltar a participação da Secretaria de Saúde do Municipio de Sobral, Corpo de Bombeiros, diretores de Escolas públicas municipais e estaduais, além da parceria importante com a Moageira Serra Grande.
Fonte e Fotos exclusivas: Bené Fernandes.
Mulheres sobralense se unem contra a Violência
Em todo o mundo, mulheres são violentadas, oprimidas e abusadas cotidianamente. O agressor é, geralmente, um membro da família, companheiro ou alguém próximo. A desigualdade entre os gêneros e conseqüentemente a violência contra a mulher se configura como uma questão de saúde pública e uma violação dos direitos humanos.
Aqui em Sobral, temos vivenciado situações preocupantes de violência contra as mulheres, as quais têm culminado inclusive com homicídios como o que ceifou a vida da professora SORAIA GALDINO.
O povo sobralense não aceita essa situação e promete não silenciar frente a tais situações. Exemplo dessa indignação é a Caminhada Mulheres pela Paz que ocorrerá na manhã desta sexta-feira (11), no bairro Sinhá Sabóia, com concentração a partir das 7h30, em frente a Praça Simão Claro (em frente a Padaria Brasil, na Cohab I). A ideia, segundo os organizadores, é sensibilizar e manifestar a indignação da sociedade civil organizada contra todas as formas de violências, opressões e impunidades relacionadas às mulheres.
quinta-feira, 10 de novembro de 2011
LANÇAMENTO DO PROJETO EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE
Convidamos a todos para participar do lançamento do PROJETO EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE no Alto do Cristo, que visa trabalhar a consciência ambiental, coleta seletiva e reciclagem. Oevento oferecerá uma palestra de conscientização ambiental e descarte adequado de lixo, oficinas de reciclagem e mostra de arte com material reciclável.
Este projeto está sendo realizado pela Associação Comunitária Comunidade Ativa - ACCA em parceria com a AMMA ( Autarquia Municipal do Meio Ambiente), SPLAM (Secretaria do Planejamento e Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente), COELCE e Igreja Internacional das Missões.
Data: 10/11/2011, as 18:00h na Igreja Internacional das Missões localizada a Rua Antônio Felix Ibiapina, n° 346. Alto do Cristo, fica ao lado da Quadra do Alto do Cristo.
Contamos com a presença de todos.
" Quase tudo o que existe pode ser modificado pelo homem, mas o que realmente precisa ser modificado é a maneira de agir, de pensar e de cuidar..."
quarta-feira, 9 de novembro de 2011
CÂNCER DE MAMA: " UMA REALIDADE SOMBRIA NA VIDA DAS MULHERES".
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), são estimados para 2011, aproximadamente, 49.000 novos casos de câncer de mama. A doença costuma ser silenciosa e quando não rastreada a tempo, pode levar a morte. O diagnóstico precoce é o mais forte aliado nesta luta.
O autoexame é importante, porém, ele sozinho não determina o diagnóstico. Como prevenção é recomendada a mudança no estilo de vida, com hábitos alimentares mais saudáveis e a prática de atividades físicas. Contudo, a definição do diagnóstico, bem como a programação do tratamento, é conseguida através da ultrassonografia ou mamografia.
Mesmo com diversos programas de conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce, os números que representam novos casos se mantêm constantes, com tendência de elevação. Por ano no Brasil é esperado cerca de 50 mil novos casos da doença e quase mais de 10 mil mortes. O câncer de mama é a primeira causa de doenças malignas entre as mulheres.
Fonte: Agencia da Boa Vontade.
ACADEMIAS COMUNITÁRIAS
Sobral ganhará 02 academias da saúde
85 academias da saúde no CE
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou os municípios que serão contemplados pelo Programa Academia da Saúde, que estimulam a criação de espaços adequados para a prática de atividades físicas e lazer. Em todo o Brasil, foram selecionados 2 mil polos que serão instalados em 1.828 municípios. Para o Ceará, serão destinadas 85 unidades, em 81 municípios. O anúncio foi realizado durante a 11ª Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (Expoepi). De acordo com o estudo Vigitel 2010, 16,4% dos brasileiros são sedentários e apenas 15% dos adultos são ativos no tempo livre.
Os polos do Programa Academia da Saúde são espaços públicos construídos para a prática de atividade física. As atividades devem estar ligadas aos serviços de atenção básica. Lançada no último mês de abril, a estratégia Academia da Saúde estimula a criação de espaços adequados para a prática de atividades físicas e lazer, a exemplo de iniciativas bem sucedidas realizadas em cidades como Aracaju, Belo Horizonte, Curitiba, Recife e Vitória.
Os polos do Programa Academia da Saúde são espaços públicos construídos para a prática de atividade física. As atividades devem estar ligadas aos serviços de atenção básica. Lançada no último mês de abril, a estratégia Academia da Saúde estimula a criação de espaços adequados para a prática de atividades físicas e lazer, a exemplo de iniciativas bem sucedidas realizadas em cidades como Aracaju, Belo Horizonte, Curitiba, Recife e Vitória.
Confira a lista completa dos municípios beneficiados em http://www.saude.gov.br/
Assinar:
Postagens (Atom)