quinta-feira, 29 de abril de 2010

PROGRAMA DIAGNÓSTICO PRECOCE DE CÂNCER EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM SOBRAL-CE

OS AGENTES DE SAÚDE SÃO GRANDES PARCEIROS NA DETECÇÃO DO CÂNCER PRECOCE EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES!!!



Nos dias 28, 29 e 30 de abril de 2010, profissionais da saúde do município de Sobral (CE), incluindo os agentes de saúde de vários bairros da cidade, serão capacitados para suspeitar precocemente dos sinais e sintomas do câncer infantojuvenil e realizar o encaminhamento adequado

O Instituto Ronald McDonald e a Associação Peter Pan (CE) realizam nos próximos dias 28, 29 e 30 de abril, em Sobral, a capacitação dos profissionais da Estratégia Saúde da Família e pediatras da rede de Atenção Básica para o Programa Diagnóstico Precoce.

Desenvolvido pelo Instituto Ronald McDonald em parceira com o Instituto Nacional de Câncer (INCA) e a Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica (Sobope), o Programa Diagnóstico Precoce tem como objetivo capacitar os profissionais da saúde para que possam suspeitar precocemente dos sinais e sintomas do câncer em crianças e adolescentes possibilitando o aumento do índice de aumento de cura da doença.

Em 2008, a AACC/MS participou da etapa piloto do Programa Diagnóstico Precoce e capacitou 503 profissionais. Desde então, a instituição tem se dedicado a ampliar o projeto “Fique de olho, pode ser câncer infantojuvenil”. Nesta etapa de expansão serão mais de 300 novos profissionais capacitados. No prazo de cinco anos, o objetivo é alcançar os 78 municípios do estado.
 
Desde seu lançamento, o programa é mantido integralmente pelo Instituto Ronald McDonald com as doações depositadas pelos clientes do McDonalds nos cofrinhos disponíveis nos balcões dos restaurantes e quiosques da rede. Em 2009, foram arrecadados e destinados para o Programa cerca de R$ 990 mil.

Serviço
Mais informações sobre o trabalho realizado pela Associação Peter Pan (APP) e como ajudar a entidade pelo telefone (85) 3402 7900 ou no site www.app.org.br.

Sobre o Programa Diagnóstico Precoce
A forma mais efetiva de controlar o câncer em crianças e adolescentes é o diagnóstico precoce da doença. Ao identificar essa demanda prioritária, o Instituto Ronald McDonald desenvolveu o Programa Diagnóstico Precoce, em parceira com o Instituto Nacional de Câncer (INCA) e a Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica (Sobope). Lançado em 2008, o programa capacita profissionais da Estratégia Atenção Básica da Saúde - como médicos, enfermeiros e agentes comunitários - para encaminhar adequadamente casos de crianças e adolescentes com suspeita de câncer. Após capacitar 2.606 profissionais em oito estados brasileiros e contribuir com o rápido diagnóstico de 18 casos de câncer, o Programa Diagnóstico Precoce foi expandido para 13 instituições de dez estados brasileiros e capacitará mais seis mil profissionais nesta nova fase.

"Após a análise dos projetos apresentados para participar desta segunda etapa do Programa Diagnóstico Precoce, que contou com a participação de representantes INCA e do SOBOPE em um comitê de pareceristas, selecionamos aqueles que atenderam aos requisitos do edital, incluindo os que atuam nos estados com as maiores taxas de mortalidade por câncer em crianças e adolescentes. Serão investidos mais de R$ 1,1 milhão para a expansão do Programa que beneficiará quase três milhões de jovens e crianças”, afirma Francisco Neves, superintendente do Instituto Ronald McDonald.

As instituições escolhidas foram: AACC (Campo Grande/MS), UOPECCAN (Cascavel/PR), Associação Peter Pan (Fortaleza/CE), GACC (Itabuna/BA), Apala (Maceió/AL), Fundação Sara Albuquerque (Montes Claros/MG), Casa Durval Paiva (Natal/RN), GAC (Recife/PE), Instituto Desiderata (Rio de Janeiro/RJ), GACC (Salvador/BA), Casa Ronald McDonald (Santo André/SP), GACC (São José dos Campos/SP) e Grupo Luta pela Vida (Uberlândia/MG).




Um comentário:

  1. esse programa é muito importante para ajudar crianças e adolescentes

    ResponderExcluir