segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Especialista ensina técnicas de primeiros socorros

O que fazer diante de uma situação de emergência? Qual é a melhor forma de prestar socorro a pessoas com doenças cardiovasculares? Múcio Tavares, cardiologista do Incor, explica os procedimentos corretos

Em situações de emergência, o pronto-atendimento é essencial para aumentar as chances de sobrevivência e reduzir possíveis sequelas dos pacientes. As doenças cardiovasculares são responsáveis por grande parte dos atendimentos emergenciais no país, além de ser a principal causa de óbitos. O Acidente Vascular Cerebral (AVC), quadro em que ocorre a perda de funções neurológicas devido ao entupimento ou rompimento de vasos sanguíneos no cérebro, é a doença cardiovascular que mais causa mortes no Brasil. De acordo com o Ministério da Saúde, a maior parte das pessoas que sobrevivem a um AVC necessita de reabilitação para as sequelas neurológicas. Aproximadamente 70% não retornam ao seu trabalho e 30% precisam de ajuda para caminhar.
Outras emergências cardiovasculares recorrentes são a parada cardiorrespiratória e o infarto. No primeiro caso, a realização da massagem cardíaca é essencial para aumentar as chances de salvamento da vítima. Múcio Tavares, cardiologista e diretor da Unidade Clínica de Emergência do Incor (Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da USP), explica nos vídeos abaixo quais devem ser os procedimentos em cada situação de emergência cardíaca, além da forma correta de realizar a massagem cardíaca em adultos e crianças.

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Cuidar da alimentação e higiene na praia ou piscina evita danos à saúde

Cuidados ajudam a prevenir intoxicações, infecções e outras doenças.
É preciso prestar atenção em comidas e bebidas de origem desconhecida.


No começo do ano, muitas pessoas correm para a praia para aproveitar os dias de folga. Mas, mesmo nesses momentos de diversão, é preciso ter cuidados com a alimentação e também com a higiene para evitar a transmissão de doenças, como mostrou o infectologista Caio Rosenthal no Bem Estar desta sexta-feira (28).

Segundo a dermatologista Zilda Najjar, é ideal não levar cachorros ou gatos para a praia porque as fezes e até mesmo os pelos dos animais podem transmitir fungos e vermes para as pessoas que pisam na areia. É preciso ter cuidado por onde pisa para prevenir o bicho geográfico, uma larva cujo ovo está presente nas fezes desses dois bichos de estimação, e pode até furar a pele do pé. A dica do infectologista Caio Rosenthal, caso isso aconteça, é procurar um médico que vai receitar uma pomada para matar esse verme.

É preciso cuidado também com frutas cítricas, como limão, mexerica e a laranja, que têm substâncias ácidas em suas cascas que, em contato com o sol, deixam a pele vermelha e causam queimaduras de primeiro grau. Com o tempo, essa queimadura vira uma irritação, pode deixar a pele marrom e até formar uma bolha. Caso caia uma gota dessas frutas na pele, não adianta passar protetor solar – a dica é lavar imediatamente com água e sabão, esfregar bem e evitar tomar sol na mancha.
 

Saiba se você terá problemas para enviar e-mails em 2013 devido a alteração na internet brasileira

Internet

Só serão afetados usuários domésticos de banda larga que utilizam programas como Outlook e não atualizaram configurações do computador

Homem, computador e cão

A partir de janeiro, uma mudança nas configurações da internet brasileira podem impedir que alguns usuários enviem e-mails a partir de conexões domésticas de banda larga. A alteração, contudo, deve afetar um grupo restrito de pessoas: são os usuários que utilizam programas como Outlook e Windows Mail para gerenciar seus e-mails e que não atualizaram algumas configurações em seus computadores.

Para verificar se está nessa situação, o usuário deve realizar o procedimento descrito a seguir (exemplificado para Outlook, do Windows). Confira também a imagem abaixo:

1. abra o programa gerenciador de e-mails (Outlook, Windows Mail, Thunderbird ou Apple Mail)
2. acesse a opção do menu "Ferramentas"
3. clique em "Contas": uma nova janela vai aparecer
4. selecione a aba "e-mail"
5. clique na opção "Propriedades": novamente, outra janela se abrirá
6. clique sobre a aba "Avançado"
7. no campo "Números de porta do servidor: E-mails de saída (SMTP)", altere o valor "25" para "587"
8. clique em "OK"
9. para as mudanças surtirem efeito, feche o gerenciador de e-mails e o reinicie.

O procedimento permite a troca do canal eletrônico de gerenciamento de e-mails – identificado como "porta" nos programas. Em caso de dificuldades na realização da alteração, o usuário deve entrar em contato com o provedor de e-mails para solucionar dúvidas. Também para auxiliar no processo, o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI) disponibilizou o site www.antispam.br. A mudança, segundo o CGI, pretende inibir a proliferação de spams pela web.

Usuários que já fizeram a atualização não precisam se preocupar. O mesmo vale para aqueles que acessam seus e-mails a partir de serviços de webmail (acesso direto ao site do provedor de e-mails, como Gmail, Hotmail, YahooMail).

Especial ENEM 2012


 

O Ministério da Educação divulgou nesta sexta-feira (28) o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012. Para ver o resultado, o candidato precisa inserir seu CPF ou número de inscrição, além da senha cadastrada no sistema.

Mais de 4 milhões de estudantes realizaram as provas do Enem 2012 em todo o país. No ano passado, mais de um milhão de candidatos usaram a nota para concorrer a uma vaga no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que vai oferecer, em 2013, 129.279 vagas no ensino superior em 3.751 cursos de 101 instituições. Por enquanto, o sistema está disponível apenas para consulta. Nele, o candidato pode pesquisar as vagas oferecidas pelas instituições. As inscrições terão início no dia 7 de janeiro de 2013.

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Como é feito um exame de sangue?


A análise mais pedida em hospitais e consultórios faz uma varredura completa de várias partes do corpo por André Biernath | infográfico Pilker e Estúdio Meio
Receita sanguínea
Ela é preparada na medula óssea, o recheio de alguns ossos - o famoso tutano. É lá dentro que hemácias, leucócitos e plaquetas são fabricados

Plasma 55%.
Hemácias 44%.
Plaquetas e leucócitos 1%.

Nada de seringa
Os tubos funcionam a vácuo, sistema indolor e rápido. Cada cor de tampa sinaliza um tipo de exame e pode conter alguma substância. No caso…

Roxo: EDTA para contar células sanguíneas.
Verde: Heparina para exames de gasometria.
Azul: Citrato de sódio para checar a coagulação.
Lilás: Fluoreto de sódio para ver a glicemia.
Vermelho: Sem nada em testes de sorologia, para o sangue coagular.

Curiosidades
- O sangue sai da aorta a 108 km/h, superior à velocidade máxima do metrô de São Paulo, que é 100 km/h.
- Um adulto de 70 quilos tem cerca de 5 litros de sangue.

O mergulho no sangue
Do cérebro ao dedão do pé, o exame do líquido avermelhado é um espelho de nosso estado de saúde. Seus dados, porém, são complementares ao teste clínico, feito pelo médico

Observações:
- Um micrômetro (1 µm) é a milésima parte de um milímetro.
- Leucócitos (linfócitos, neutrófilos, eosinófilos, basófilos e monócitos): integram o sistema de defesa, que enfrenta todo tipo de ameaça.

Fontes: Cláudio Pereira, diretor de análises clínicas do Delboni Medicina Diagnóstica; Edgar Gil Tizzatti, gerente de pesquisa e desenvolvimento e assessor médico de hematologia do grupo Fleury; Cristóvão Luis P. Mangueira, gerente médico do laboratório clínico do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo.