terça-feira, 25 de novembro de 2014

Dia D Novembro Azul no CSF do Campo dos Velhos
















Hoje, 25 de novembro de 2014, pela manhã, realizou-se no CSF do Campo dos Velhos o dia D do Novembro Azul.

Ocorreram várias atividades dentre elas:
_ Abertura e boas vindas introduzida pela gerente do anexo, Flávia Pontes;

_ Atividade física integrativa facilitada pela fisioterapeuta Rodlene (NASF junco);

_ Café da manhã com as Agentes de Saúde do Campo dos Velhos (Patrícia Fernandes, Conceição 
Aragão, Elisete Lima, Helika Santos, Dida, Zuleica Gama, Aurenir, Carla Queiroz, Liduina Oliveira), Aux/Téc. de enfermagem (Raimundinha e Irene), Enfermeiras (Suelena Gadelha e Cleide);

_ Entrega de Kits para os participantes do dia D Novembro Azul pela Equipe de Saúde Bucal (Dr. Demostenes e ACD Neuda);

_ Momento informativo com Equipe Médica da Unidade de Saúde do Campo dos Velhos - Dr. Emerson e Natan (Interno UFC);

Foram convidados homens do Bairro que tinham dificuldade de frequentar a unidade de saúde com idades entre 40 a mais de 60 anos.

O momento foi interessante para os participantes e profissionais, pois proporcionou uma boa oportunidade de promover saúde comunitária e com equidade, sensibilizando para a prevenção do câncer de próstata e demais enfermidades associadas.

Foram esclarecidos várias dúvidas e desmistificação de tabus sobre o exame de toque no homem e os procedimentos para exames e consultas.

Agradecemos a Equipe de Saúde do Junco, NASF, Residência, Acs, Acds, Técnicas de Enfermagem e demais profissionais que se mobilizaram para que tudo ocorresse.








































sexta-feira, 21 de novembro de 2014

terça-feira, 18 de novembro de 2014

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Curso Caminhos de Cuidado Fomação em Saúde Mental (Crack, Alcool e outras Drogas) em Sobral



































Projeto Caminhos do Cuidado vai capacitar trabalhadores em saúde de todo o país no atendimento aos usuários de crack e outras drogas para Agentes Comunitários de Saúde e Técnicos/Auxiliares de Enfermagem

O projeto envolve  as instituições Fiocruz (RJ), através do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica (ICICT), o Grupo Hospitalar Conceição (RS) e a Rede de Escolas Técnicas do SUS, com curso de formação para a totalidade dos agentes comunitários de saúde distribuídos por todos os estados e regiões do país.

Além desse público de agentes comunitários, o projeto vai abranger ainda um auxiliar ou técnico de enfermagem por cada equipe de saúde da família, que estarão recebendo informações sobre os melhores procedimentos e as práticas mais eficientes para o atendimento aos usuários de drogas, visando sempre a redução de danos.

O Projeto “Caminhos do Cuidado” se configura na ‘Formação de agentes comunitários de saúde, auxiliares e técnicos de enfermagem da saúde da família – saúde mental ênfase em crack, álcool e outras drogas’ visando melhorar a atenção ao usuário e seus familiares, por meio da formação e qualificação dos profissionais da Rede de Atenção Básica à Saúde.

Esta ação se insere no eixo do Cuidado do plano integrado de combate às drogas ‘Crack, é Possível Vencer’, sob responsabilidade do Ministério da Saúde e articulado pela Casa Civil.”

Em Sobral, o Curso está ocorrendo na Escola de Saúde da Família Visconde de Sabóia, no período de 22 de outubro a 19 de novembro de 2014 dia todo, contando com agentes de saúde de vários territórios como, Junco, Dom Expedito, São Francisco (Baracho), Pe. Palhano, Cohab III, etc. Os grupos de agentes de saúde e técnicos/auxiliares de enfermagem são alternados nos vários dias da semana, tendo curso de terça a sexta.


Fotos do Curso em Sobral
Momento de conhecimento: dinâmica da rede




quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Morte da Agente de Saúde de Sobral Tereza Kristina


alt 











 

O caso continua sendo investigado e está em fase avançada.

O assassinato da ex-agente de saúde Tereza Kristina Maciel, está sendo investigado de forma sigilosa por parte do delegado regional de Sobral, Dr. Júnior Vieira. A vítima foi morta na noite de segunda-feira(3), com tiros na cabeça e em seguida seus protagonistas, numa demonstração de extinto animalesco colocaram supostamente gasolina no corpo da vítima e em seguida atearam fogo na mesma, deixando ás margens de uma estrada carroçável na Zona Rural de Groaíras.

O crime com características misteriosas têm dado um grande trabalho para a Polícia Civil de Sobral, haja vista ter ocorrido no decorrer da noite e o corpo ter sido deixado em um local na Zona Rural de Groaíras. No decorrer desta quarta-feira (5), a polícia realizou uma série de diligências onde várias pessoas foram intimadas para prestarem depoimento no inquérito policial.

Uma testemunha por ocasião de seu depoimento narrou detalhes importantes para que a Polícia levantasse uma lista de quatro pessoas tidas como suspeitos do crime, os nomes estão mantidos em absoluto sigilo.

Segundo a autoridade policial, o crime continua caminhando para a motivação passional e as quatro pessoas suspeitas ainda não estão responsabilizadas pelo ato criminoso, porém o delegado não descarta qualquer possibilidade de suas participações.

Vários depoimentos serão prestados nos próximos dias entre os quais o de uma pessoa que se encontra presa na penitenciária cumprindo pena por tráfico de drogas, e que de acordo com as investigações teria mantido um relacionamento amoroso com a vítima.

Na manhã desta quinta-feira(6) ocorreu o sepultamento de Tereza Kristina Maciel no cemitério São Francisco de Sobral onde parentes, amigos e colegas de trabalho prestaram suas últimas homenagens.

A Polícia ainda não cessou os levantamentos, tudo está sendo feito no mais absoluto sigilo. É importante ressaltar que diante de depoimentos de testemunhas a qualquer momento pode surgir pedido de prisão aos envolvidos.

Fonte: Site na Mira da Polícia

A despedida a companheira agente comunitária Tereza Kristina ocorreu no Cemitério São Francisco no Bairro Junco na quinta-feira, 06 de Novembro de 2014. Muitas pessoas compareceram, incluindo familiares, colegas de trabalho, curiosos, representantes da secretaria de saúde e da Associação dos Agentes Comunitários.
Nosso mais sincero pesar aos familiares e amigos da colega Tereza Kristina.